Reunião descentralizada de Câmara em Santa Maria

A União de Freguesias de Santa Maria, Salvador e Santiago recebeu a visita do executivo camarário no dia 26 de abril, tendo a reunião pública descentralizada decorrido, pelas 15 horas, no salão do Clube Desportivo e Cultural Caveirense na presença de muito público.

Pela manhã, os autarcas visitaram as atuais instalações e zona envolvente da EB1 e JI de Santa Maria, cujo projeto de requalificação e ampliação, que já mereceu parecer favorável da DGESTE, foi apresentado à comitiva, na presença do presidente do agrupamento de escolas e da coordenadora daquele centro escolar. As obras terão comparticipação comunitária, no âmbito da CIMT e da CCDRCentro.

As empresas Projectiva e Digidelta, localizadas na zona industrial de Torres Novas, foram os pontos de visita seguintes. A Projectiva foi criada em 1992 e tem por objeto a importação, comercialização e assistência a equipamentos e acessórios para transportes rodoviários e ferroviários de passageiros e mercadorias, empregando técnicos altamente especializados e disponibilizando assistência técnica em todo o país. A Digidelta opera nos mercados de impressão digital, exibição, etiquetagem e comunicação visual. Fundada em 1986, conta atualmente com mais de 80 colaboradores, mantendo o estatuto de PME líder desde a sua atribuição em 2008. A rede de outdoors digitais desenvolvida pela Digidelta – a NetScreen – permite gerir via internet múltiplos painéis publicitários e distribuir conteúdos por todo o país. Em 2015, começaram a ser produzidos os novos módulos led nesta que é a primeira e única fábrica na península ibérica especializada nesta matéria.

A finalizar a visita matinal, paragem na Casa de São Jorge, instituição de apoio à terceira idade, que funciona desde 2002, com capacidade para 49 utentes, instalados em quartos individuais, duplos ou triplos, que ali podem desfrutar de um local calmo, inserido no meio rural, com amplos espaços verdes e de lazer.

Às 15 horas, teve início na sede do Clube Desportivo e Cultural Caveirense a reunião camarária, com o público presente a ser ouvido no período antes da ordem do dia. Seguindo-se as intervenções do presidente da Câmara e vereação que agradeceram o acolhimento naquela união de freguesias. António Pedro Morte, presidente da junta, enumerou as principais prioridades de intervenção, a curto prazo: rua 10 de Junho (Liteiros-Zibreira), calçada António Nunes, estrada de ligação à Vila Cardílio, Casal Garcia Mogo, entre outras. Questionou ainda acerca das obras de saneamento, a realizar pelas Águas do Ribatejo, naquele território. Da ordem de trabalhos, destaque para a aprovação de oito bolsas de estudo a atribuir a alunos universitários torrejanos, que se traduzem em alojamento gratuito em Lisboa para quatro estudantes (através de parceria com a fundação Renato Gameiro, que disponibiliza dois apartamentos, com dois quartos cada). Para as restantes quatro bolsas (no caso de outras zonas do país) o valor a atribuir pelo município será monetário, no valor de 132,50 euros por mês.