CE Santa Maria: aprovada abertura de procedimento

CESantaMaria

A abertura do procedimento para lançamento da empreitada para a remodelação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria (1.ª fase) foi aprovada na reunião extraordinária de câmara de dia 29 de julho. O valor fixado como parâmetro base do preço contratual será de € 2.407.408,61 + IVA. O prazo de execução previsto para a realização da empreitada é de 360 dias. A construção do centro escolar será faseada, sendo o objeto da fase I a remodelação e ampliação da escola básica e portaria. Na fase 2 será efetuada a remodelação e ampliação do jardim de infância, ginásio e arranjos exteriores

A abertura do procedimento foi aprovada por maioria, com a abstenção dos vereadores Henrique Reis (PSD) e Paulo Tojo (PS).

Inserido na estratégia de reordenamento da rede educativa do concelho, definida na Carta Educativa do concelho de Torres Novas, pretende-se com esta obra a maximização das condições de conforto, bem-estar, higiene e segurança, a promoção da integralidade do percurso escolar e do espírito de comunidade, a adoção de princípios de rigor na gestão de recursos, a sua modernização e adequação às novas necessidades, total adaptação a pessoas com problemas de mobilidade, sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

O estabelecimento de ensino terá uma capacidade máxima de 489 alunos, composto por cinco salas de atividade pré-escolar através da construção de duas novas salas e da reabilitação das salas existentes, e de catorze salas de aula EB1 através da construção de seis novas salas e da reabilitação das oito salas existentes, acrescidas de diversos espaços comuns e complementares que adequem o novo centro escolar aos conceitos estratégicos anteriormente referidos.

De recordar que, no âmbito de melhoramento do parque escolar nacional, o Município já promoveu diversos empreendimentos deste tipo, nomeadamente, os Centros Escolares de Assentis-Chancelaria, Pedrogão, Riachos, Meia Via, Olaia e Visconde S. Gião – Torres Novas. Em parceria com o Ministério da Educação foram, também, promovidas obras de remodelação e requalificação da Escola Básica EB 2,3 Dr.º António Chora Barroso e da Escola Básica EB 2,3 Manuel Figueiredo.