Torneio de Jogos Tradicionais dia 1 de outubro

cartazJogosTradicionais 339x480

O Município de Torres Novas vai promover, no próximo dia 1 de outubro, entre as 10h e as 12h30, no Jardim das Rosas, um torneio de jogos tradicionais no âmbito do projeto intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo». Este encontro de apuramento permitirá acesso à finalíssima de uma prova intermunicipal, agendada para dia 5 de outubro em Tomar.

A inscrição no apuramento é gratuita e não tem limite de idade e pode ser efetuada através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponível abaixo e entregue na receção das Piscinas Municipais. Os interessados podem escolher participar em um ou mais jogos entre os dez disponíveis: malha (de madeira); andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; e compostela.

Este projeto de valorização territorial conta com a participação dos treze municípios associados da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, e tem como parceiros fundamentais as seguintes entidades: Federação Portuguesa dos Jogos Tradicionais; Instituto Português do Desporto e Juventude; Comité Olímpico de Portugal; Plano Nacional de Ética no Desporto; Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto; e a Federação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Santarém.

Os Jogos Tradicionais permitem fortalecer laços sociais e de solidariedade entre os praticantes, independentemente da idade, género, etnia ou classe social. Este carácter de inclusão é importante para despertar o sentimento de pertença à comunidade e fomentar o relacionamento entre gerações, ao mesmo tempo que se valorizam as memórias e as tradições do Médio Tejo.

A promoção e o desenvolvimento de competências de coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência, assim como o aprofundamento de competências intelectuais são outras das vantagens dos Jogos Tradicionais, contribuindo também para um estilo de vida menos sedentário.

Attachments:
Download this file (1. Desdobrável Jogos Tradicionais Médio Tejo_VF_28 junho.jpg)Desdobrável - parte 1[ ]217 kB
Download this file (2. Desdobrável Jogos Tradicionais Médio Tejo_.jpg)Desdobrável - parte 2[ ]299 kB
Download this file (JogosTradicionais_FichaInscrição.png)Ficha de Inscrição[ ]529 kB