Manhã desportiva junto às Piscinas Municipais

A chegada do mês de Outubro trouxe a Torres Novas atividades físicas e desportivas ao ar livre junto às Piscinas Municipais na manhã soalheira de sábado.

Para comemorar do Dia Mundial do Coração, o município associou-se, pelo terceiro ano consecutivo, à Fundação Portuguesa de Cardiologia na sensibilização da população torrejana para prática de exercício físico e proporcionou a todos os interessados a participação numa caminhada, promovida pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida.

À aula de zumba, seguiu-se a já habitual formação de um «coração humano» para registo fotográfico.

Em simultâneo, decorreu nas imediações um torneio de jogos tradicionais no âmbito do projeto intermunicipal «Olimpíadas do Médio Tejo».

Este foi um encontro de apuramento, com inscrições gratuitas e sem limite de idade, com dez jogos disponíveis para escolha dos participantes: malha (de madeira); andas verticais; burro; pião; macaca; enrola; corrida de sacos; badalada; tração à corda; e compostela.

Este torneio conta com a participação dos treze municípios associados da CIMT: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Os jogos tradicionais permitem fortalecer laços sociais e de solidariedade entre os praticantes, independentemente da idade, género, etnia ou classe social, contribuindo também para um estilo de vida menos sedentário. Este carácter de inclusão é importante para despertar o sentimento de pertença à comunidade e fomentar o relacionamento entre gerações, ao mesmo tempo que se valorizam as memórias e as tradições do Médio Tejo.

Manh desportiva 1Manh desportiva 2Manh desportiva 3Manh desportiva 4