Ministro do Ambiente visita Cool Farm em Torres Novas

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visitou no dia 5 de julho, pelas 15 horas,  as instalações da Cool Farm na zona industrial de Torres Novas. Esta startup de Coimbra desenvolveu um sistema de controlo aplicado a estufas, que pretende ajudar a agricultura a ser mais eficiente, através da inteligência artificial e sensores que percepcionam o crescimento e saúde das plantas.

Nos laboratórios a funcionar em Torres Novas existem duas estufas onde são realizadas diversas experiências com a produção de diferentes vegetais e ervas aromáticas. Foi a pensar nessa evolução da agricultura, com um cada vez maior uso de estufas horizontais e verticais, que o Cool Farm foi desenvolvido para ajudar os agricultores a produzirem com precisão, através de sensores ópticos, computadores industriais, software de inteligência artificial e ligação à internet.

O sistema, que pode ser aplicado a qualquer estufa, fornece ele próprio a água e os nutrientes que as plantas precisam, garante que não há desperdícios de recursos e possibilita que um produtor esteja a controlar dez hectares de estufas a partir do ecrã do seu computador.

A acompanhar a visita estiveram o presidente da Câmara, Pedro Ferreira e o vice-presidente, Luís Silva, que conheceram os laboratórios e parte da equipa técnica ligada à empresa e assistiram a uma breve apresentação do modelo de negócio em causa e respetivo plano de expansão.

Aproveitando a presença do Ministro do Ambiente, o presidente da Câmara reforçou a preocupação em relação à poluição da Ribeira da Boa Água.

VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 1VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 2VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 3VisitaCoolFarm MinistroAmbiente 4