Câmara Municipal de Torres Novas atribui vários apoios

Na reunião ordinária privada da Câmara Municipal de Torres Novas do passado dia 12 de junho, foram aprovados diversos apoios nos âmbitos do desporto, cultura, ambiente e educação, incluindo ainda os apoios institucionais mensais a coletividades culturais (bandas e ranchos) e desportivas.

Foi aprovada por unanimidade a atribuição de um apoio no valor de 25.000 euros (vinte e cinco mil euros) ao Centro Recreativo e Cultural de Santo António de Assentis (CRCSA), para a execução das obras e substituição do relvado natural do campo de futebol da Pinheira.

O executivo aprovou por maioria, com abstenção do Bloco de Esquerda, a atribuição de um apoio de 8.000 euros (oito mil euros) à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo António de Riachos, para a realização da Festa do Padroeiro – Santo António, bem como o apoio logístico com a cedência de palco.

Também foi aprovada por maioria, com abstenção do Bloco de Esquerda, a atribuição de apoio logístico e financeiro à Associação de Festas de Santo António de Torres Novas, com a cedência de diversas bancas e materiais, e o valor de 3.000 euros (três mil euros).

O executivo deliberou por unanimidade a cedência de um terreno com 4.000 m2, localizado na Zona Industrial das Cotôas, à Associação Protetora dos Animais de Torres Novas (APA) para a construção de um abrigo para animais. Esta cedência será efetuada em direito de superfície por um período de 50 anos, renovável por períodos de 20, com uma renda de 5 euros por ano. Esta cedência está avaliada no valor de 29.360 euros (vinte e nove mil trezentos e sessenta euros).

Foi aprovado por maioria, com abstenção do BE, o apoio institucional mensal de 250 euros (duzentos e cinquenta euros) para os seguintes ranchos: Rancho Folclórico de Torres Novas, Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista, Rancho Folclórico "Os Camponeses" de Riachos, Centro Social, Cultural e Recreativo de Liteiros, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Olaia e Rancho Folclórico da Sociedade Musical União e Trabalho (Lapas).

Foi deliberado o apoio mensal de 350 euros (trezentos e cinquenta euros) para o Choral Phydelius, Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense, Sociedade Velha Filarmónica Riachense, Banda Operária Torrejana, Sociedade Filarmónica União Matense, Sociedade Filarmónica União Pedroguense, Sociedade Musical União e Trabalho (Lapas), Centro Recreativo e Musical do Outeiro Grande e Sociedade Filarmónica Lealdade União Ribeirense.

Foi aprovada por unanimidade a atribuição de apoios ao Centro Recreativo e Cultural de Santo António de Assentis e ao Clube Atlético Riachense para a manutenção dos campos de futebol relvados, no valor de 500 euros (quinhentos euros) mensais.

À Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves será concedido um apoio anual no valor de 6000 euros (seis mil euros), para o desenvolvimento do projeto CreSer & Cuidar, para reforço do apoio a um crescimento psicológico e emocional saudável das crianças e adolescentes, consubstanciado em três áreas de atuação: Prevenção Psicológica, Avaliação e Intervenção Psicoterapêutica e Avaliação e Intervenção Vocacional. A atribuição deste apoio foi aprovada pelo executivo, por unanimidade.