Sugestões de itinerário

Ideias e dicas de percursos turísticos, para aproveitar da melhor forma a sua estadia no nosso concelho.

1. À descoberta da região | 3 dias

Desfrute dos parques, reservas, monumentos naturais e paisagens protegidas, faça percursos pedestres, observe a fauna e flora únicas desta região.

Primeiro dia | Comece por conhecer o património da cidade Itinerários: No Castelo aprecie o património construído a partir das torres. Visite a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Salvador, os excelentes painéis azulejares da Capela do Vale e a Roda dos Enjeitados que ainda mantem. Escolha um dos nossos restaurantes para almoçar. Visite o Museu Municipal Carlos Reis, passeie pelos jardins da avenida e jardim das Rosas, percorra o centro histórico e deixe-se embalar pelos ambientes de cada uma das suas ruas. Noite  Aproveite a excelente oferta de restaurantes, bares e hotéis de Torres Novas.

Segundo dia | Comece o dia em completo contacto com a natureza na Reserva Natural do Paul do Boquilobo, em pleno santuário ornitológico, observe ardeídeos e deixe-se envolver pela calma e pelos sons. Ao almoço prove as iguarias da região. Faça uma visita a Vila Cardílio, ao Museu Agrícola de Riachos, aproveite para conhecer o artesanato. Prove os doces locais, de amêndoas e figos. Considere prolongar o passeio pela Casa Memorial Humberto Delgado. Se houver oportunidade, assista a um espetáculo no Teatro Virgínia e aprecie a perspetiva noturna da cidade.

Terceiro dia | Comece o dia em pleno Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, escolha um dos percursos pedestres assinalados, aprecie a fauna e flora e o horizonte a perder de vista. Passe pelos Moinhos da Pena. Almoce num espaço de turismo Rural. A partir da nascente do rio Almonda visite as grutas do Almonda, siga o percurso do rio, passe pelas Ribeiras, termine nas grutas das Lapas. Regresse à cidade e sinta o seu pulsar a partir de uma esplanada.

2. Torres Novas em família | 2 dias

Reserve dois dias para um passeio em família numa região com muito para oferecer

Primeiro dia  | Visite o castelo, o Museu Municipal Carlos Reis e as grutas das Lapas. Depois de almoçar num dos nossos restaurantes, passeie pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros. Aproveite para conhecer o artesanato da região. Provar os doces locais, de amêndoas e figos. Descanse num dos hotéis ou espaços rurais que temos para lhe oferecer.

Segundo dia | Passeie pelo campo e aproveite para desfrutar da paisagem natural. Comece pela observação de aves numa visita à Reserva Natural do Paul do Boquilobo, pertencente à rede MAP de Reservas da Biosfera da UNESCO, integrada na lista de Zona Húmidas de Importância Internacional da Convenção de Ramsar. Faça um percurso pedestre e desfrute da natureza em pleno. Almoce num dos restaurantes locais. Conheça as Ruinas Romanas de Vila Cardilio e o Museu Agrícola de Riachos Regresse à cidade e passeie-se pelo Jardim da Avenida e Jardim das Rosas, percorra o centro histórico e sinta os ambientes das suas ruas.

3. O melhor de Torres Novas | 1 dia

Num dia conheça o que de melhor que temos para oferecer

Manhã | Passeie pelo centro histórico, Castelo, Museu Municipal Carlos Reis, visite as Igrejas do Salvador e da Misericórdia. Prove os doces locais, de amêndoas e figos secos. Almoce relaxadamente numa esplanada.

Tarde | Visite Vila Cardílio e passeie pela Reserva Natural do Paul do Boquilobo, passe pelo Museu Agrícola de Riachos. Jante num dos restaurantes locais

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]