Projetos

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Informação sobre os projetos de fruta escolar, atividades de tempos livres, Torres Novas Cidade Educadora, música no pré-escolar, Eco-Escolas e Cidades Amigas das Crianças.

 

Fruta escolar

No ano letivo 2015-2016, a Câmara Municipal de Torres Novas recupera o projeto do Regime de Fruta Escolar (RFE), que se consubstancia na disponibilização semanal, gratuita, de duas peças de fruta/hortícola a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública concelhia.

 

O RFE tem como objetivo principal a promoção de hábitos alimentares saudáveis, integrando-se na área da saúde pública (reduzir o risco de obesidade infantil e de doenças crónicas associadas à obesidade), da educação (reforçar a aquisição de competências nas áreas da educação alimentar e da saúde em contexto escolar) e da agricultura (aproximar as crianças do mundo rural e dar a conhecer a proveniência dos alimentos, com vista à criação e manutenção de hábitos de consumo hortofrutícolas).

 

Este regime prevê, ainda, a aplicação de medidas de acompanhamento, que são dinamizadas em colaboração com os agrupamentos de escolas, através do desenvolvimento de atividades de cariz lúdico-pedagógico.

 

Anexos

- Frutas/hortícolas a distribuir

- Portaria n.º 375/2015, de 20 de outubro

- Estratégia Nacional

 

 

Projeto de Atividades de Tempos Livres

Tendo em vista a ocupação dos tempos livres das crianças durante as interrupções letivas, a autarquia desenvolve o Projeto de Atividades de Tempos Livres (ATL) durante as interrupções letivas de Páscoa, Verão e Natal, para crianças e alunos do pré-escolar e dos 6 aos 12 anos.
 
O projeto realiza-se em vários núcleos (centros escolares) e decorre da auscultação feita junto de pais e encarregados de educação, no sentido de aferir o interesse de participação nas atividades. 
 
As ATL são desenvolvidas em parceria com os agrupamentos de escolas, sendo que a Câmara Municipal assegura, ainda, a presença de técnicos/animadores em algumas das atividades.
 
O processo de inscrição nas ATL é feito na plataforma SIGA em www.siga.edubox.pt.
 
Para aceder à plataforma deverá utilizar as credenciais de acesso do Encarregado de Educação.
 
Em caso de dúvidas contactar os serviços de educação através de mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefonicamente para o número 249839090.
 
As normas de funcionamento das ATL encontram-se definidas e podem ser consultadas abaixo.

 

file document  Normas Funcionamento
pdf  Adenda - levantamento de medidas de confinamento COVID-19

 

 

Torres Novas, Cidade Educadora

Torres Novas é membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2006.

 

Esta Rede é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE - e que subscreveram a Carta das Cidades Educadoras, incorporando nas suas práticas os princípios emanados no documento.

 

O movimento das Cidades Educadoras surgiu em 1990, em Barcelona, durante a realização do I Congresso Internacional de Cidades Educadoras. Aqui, representantes do poder local das cidades participantes concluíram que seria mais profícuo se trabalhassem em equipa, partilhando e desenvolvendo projetos e atividades em conjunto, tendo em vista a elevação dos níveis de bem estar das suas populações e promovendo ações que visem o desenvolvimento integral dos seus munícipes.

 

Na sua génese, os princípios da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras são:  

- “Ser instância de reflexão e debate dos Princípios da Carta das Cidades Educadoras e de coordenação e fomento de actividades promotoras destes princípios a nível municipal/nacional.”

- “Procurar que os municípios portugueses incorporem esta filosofia de intervenção nas suas políticas, envolvendo e articulando transversalmente as intervenções das várias entidades e instituições que interagem nas cidades, procurando um trabalho educador a nível municipal e mais amplamente ainda, a nível nacional e internacional”.

 

Links úteis

Carta - http://www.bcn.cat/edcities/aice/estatiques/espanyol/sec_charter.html
AICE - http://www.edcities.org/

 

 

Música no pré-escolar

O Município de Torres Novas, em colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho, tem dinamizado, desde o ano letivo 2008/2009, um projeto de expressão musical nos estabelecimentos de educação do pré-escolar público.

 

Com este projeto, todas as crianças da rede pública municipal têm uma aula de música por semana, inserida na componente educativa.

 

Entre outros objetivos, pretende-se explorar os sons e ritmos, trabalhando diversas áreas, como a voz, o corpo e a criação musical e o desenvolvimento auditivo.

 

Eco-Escolas

Eco-Escolas é um programa internacional do “Foudation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

A metodologia do programa Eco-Escolas, inspirada nos princípios da Agenda 21 local, visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. A metodologia é descrita em 7 passos:

1. Formalização de um Conselho Eco-Escolas (grupo de trabalho com representação de alunos, professores, pais, município e outros elementos da comunidade, que sugere, discute e avalia o plano de atividades),

2. Realização de uma auditoria ambiental (ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola e que permite uma verificação da evolução ao longo do tempo),

3. Construção de um Plano de Ação (planificação/previsão das atividades nos vários temas de trabalho),

4. Monitorização e avaliação (análise do sucesso das atividades realizadas face a metas concretas),

5. Trabalho curricular,

6. Informação e envolvimento da escola e da comunidade local,

7. Eco-Código (conjunto de frases, ideias e compromissos elaboradas pelos alunos da ecsola, que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola).

 

Os temas a trabalhar são vários: resíduos, água e energia (fundamentais), aos quais se junta o tema do ano (que em 2020/2021 é o Ar e/ou Espaços Exteriores) e outros qua a escola pretenda trabalhar.

 

Quando a escola considera cumpridos os objetivos essenciais do Programa apresenta a candidatura ao galardão, a qual é analisada pela coordenação do Programa e validada pela Comissão Nacional do Eco-Escolas. As escolas galardoadas recebem uma bandeira, um certificado e o direito de utilização do título de Eco-Escola. Estes símbolos significam que a escola cumpriu a metodologia do Programa e, consequentemente, que tem um bom desempenho ambiental. Simultaneamente, o título de Eco-Escola, pressupõe que os seus alunos assumem comportamentos ambientais adequados, os quais, vão sendo transmitidos aos familiares e à comunidade local.

 

As escolas contam com o apoio do Município de Torres Novas para a inscrição neste programa, desde 2002. No ano letivo 2019/2020 inscreveram-se nove estabelecimentos de educação e ensino no programa Eco-Escolas: Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, Escola Secundária de Maria Lamas, Escola Básica de Manuel Figueiredo, Escola Profissional de Torres Novas, Escola Básica e Secundária de Artur Gonçalves, Escola Básica Dr. António Chora Barroso, Centro Escolar de Olaia e Paço, Centro Escolar Visconde S. Gião e Colégio Andrade Corvo. Sendo que, à exeção do Colégio Andrade Corvo, todas as escolas inscritas receberam a bandeira verde no ano letivo 2019/2020.

 

Atividades dinamizadas pelas escolas no âmbito do programa Eco Escolas, em 2019/2020

 

• EBS Artur Gonçalves - Horta, plantação de sobreiro, recolha de REE, projeto de pintura de sargeta “O mar começa aqui”

 

EBS ArturGonçalves 1 EBS ArturGonçalves 2

 

 EBS ArturGonçalves 3 EBS ArturGonçalves 4

 

 

• Centro Escolar de Olaia e Paço - Árvore de natal usando material reciclado, festival das sopas, horta biológica, separação de resíduos (palhinhas e pacotes de leite)

 

CEOlaia 1 CEOlaia 2 

CEOlaia 3 CEOlaia 4

 

• EB 2, 3 Dr. António Chora Barroso - Árvore de compromissos, plantação de árvores/arbusto (sobreiro, azinheira e aroeira), brigada da limpeza, espiral de ervas aromáticas, visita ao algar do Pena, projeto de pintura de sargeta “O mar começa aqui”, hastear da Bandeira

 

ChoraBarroso 1  ChoraBarroso 3

 ChoraBarroso 4 ChoraBarroso 5

ChoraBarroso 2 ChoraBarroso 6

 

 Escola Secundária de Maria Lamas - Observação astronómica, hastear da bandeira verde, projeto Rios, exposição migrações e desenvolvimento, horta, natal com arte, troca de lâmpadas, dia mundial da alimentação/escola solidária, projeto “saber andar (melhor) de bicicleta”, Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas Unesco

 

Maria Lamas1 Maria Lamas6

Maria Lamas3 Maria Lamas4

Maria Lamas5 Maria Lamas2

 

 

• EB Manuel de Figueiredo – cordão pelo clima, dia mundial da alimentação, horta, hastear da bandeira, palestra separação correta dos resíduos, escultura biodiversidade reutilizando material

 

ManuelFigueiredo 1 ManuelFigueiredo 2

ManuelFigueiredo 3 ManuelFigueiredo 4

ManuelFigueiredo 5

 

 

• CE Visconde S. Gião - Apanha da Azeitona, aprender a andar de bicicleta (proteger o ambiente, vida saudável), postais de natal com material reutilizado/reciclado, horta

 

CEViscondeSGiao 1 CEViscondeSGiao 2

CEViscondeSGiao 3 CEViscondeSGiao 4

 

• Centro De Bem Estar Social da Zona Alta - Plantação de Aoreiras, desfile de carnaval com fatos feitos com material reciclado, compostagem e horta, vigilantes do Rio Almonda

 

CBESZA 1 CBESZA 2

CBESZA 3 CBESZA 4

 

• Escola Profissional de Torres Novas - Eco-pontos, participação no projeto  RESTOLHO, projeto de pintura de sargeta “O mar começa aqui”, campanha em defesa do ambiente na disciplina de Inglês, sessão de informação sobre alimentação saudável, “O mundo em 2050”

 

EPTN 1 EPTN 2

EPTN 3 EPTN 4

 

 

Mesmo em casa, durante o estado de emergência, os alunos não deixaram de ser eco estudantes e meteram mãos à obra:

 

Atividades EstadoEmergencia 1 Atividades EstadoEmergencia 2 

Atividades EstadoEmergencia 3 Atividades EstadoEmergencia 6

Atividades EstadoEmergencia 5 Atividades EstadoEmergencia 4

 

 

De salientar ainda algum do apoio do Município às Eco-Escolas:

• Participação nas atividades desenvolvidas no projeto “cientistas de palmo e meio”, em Alcanede.

 

ApoioMunicipio 1


• Visita e workshop no Vaivém Oceanário:

 

ApoioMunicipio 2 

ApoioMunicipio 3

 

• Exposição Eco-Escolas

 

ApoioMunicipio 4 ApoioMunicipio 5

ApoioMunicipio 6 ApoioMunicipio 7

 

• Entrega de árvores autóctones

 

ApoioMunicipio 8 ApoioMunicipio 9

 

• Receção de Bandeiras Verdes

 

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Cidades Amigas das Crianças

 

CidadesAmigasCriancas logo

 

"O Programa Cidades Amigas das Crianças constitui uma oportunidade para os municípios desenvolverem estratégias para pôr em prática os direitos dos cidadãos mais jovens no seu território. Uma Cidade Amiga das Crianças valoriza e estimula a participação de todas as crianças do município e o trabalho em rede entre sectores municipais e instituições do concelho, assente numa abordagem integrada e multissectorial."
(in Guia para a construção de Cidades Amigas das Crianças- Comité Português para a UNICEF)

 

O programa Cidades Amigas das Crianças foi lançado pela Unicef há 20 anos. Em 2007, houve uma tentativa de implementação do Programa em Portugal, em que 13 municípios aderiram, mas que acabou por não avançar.


Em 2015, o comité Português para a UNICEF decidiu relançar o Programa, que tem como objetivo promover a aplicação dos direitos das crianças.


O Município de Torres Novas apresentou candidatura em finais de 2015 e em abril de 2016 o Comité confirmou a adesão do município ao Programa. Em 16/05/2018, a Comissão Coordenadora do Programa Cidades Amigas das Crianças aprovou o Plano de Ação Local (PAL) apresentado pelo município, que deverá ser executado até 2021.


No final deste prazo será avaliada a execução das medidas propostas no PAL e atribuído o selo "Cidades Amigas das Crianças", por um período de 4 anos, aos municípios que assumam o compromisso e mobilizem esforços para promover os direitos das crianças no seu território.


A adesão do Município ao Programa "Cidades Amigas das Crianças", da UNICEF, contribuirá, assim, para a adoção e implementação de políticas de âmbito local que promovam uma maior qualidade de vida dos cidadãos, e em particular das crianças, que terão uma participação ativa no processo, na perspetiva de reforço dos seus direitos.

 

Programa Cidades Amigas das Crianças
OBJETIVO GERAL
Contribuir para a realização dos direitos da criança, mediante a adoção de políticas de âmbito local que promovam o bem-estar de todos os cidadãos e em particular das crianças, e o desenvolvimento das comunidades, tanto no presente como no futuro.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Implementar políticas locais para a infância e adolescência;
Reforçar a perspetiva de direitos da criança na cultura organizacional dos Municípios e das entidades com responsabilidades em áreas relacionadas com as crianças;
Promover a participação das crianças na vida da comunidade,
Fomentar a ação concertada entre todos os atores com impacto na vida das crianças, incluindo sectores municipais, entidades públicas e privadas.

 

O Programa Cidades Amigas das Crianças baseia-se em quatro pilares estratégicos, fundamentais para a definição de estratégias e medidas a planear e adotar. Esses pilares são:

 

Pilar I: Visão Global da Criança
Pilar II: Participação
Pilar III: Estratégia baseada nos Direitos da Criança
Pilar IV: Análise do Impacto

 

O processo de construção de Cidades Amigas das Crianças observa 4 fases:


Fase 1 – Candidatura (manifestação por parte do Município em aderir ao Programa – envio de "modelo de caracterização do Município")


Fase 2 – Implementação – após assinatura do protocolo de adesão. – prazo de 6 meses após assinatura do protocolo:

Constituição do Mecanismo de Coordenação do Programa

Elaboração do Plano de Ação Local
Submissão do PAL à Comissão Coordenadora do Programa (CCP), para apreciação e aprovação


Fase 3 – Reconhecimento – 6 meses após a apreciação do PAL, o Município tem de o Relatório de Progresso à CCP. Os municípios que demonstrem cumprir os requisitos do Programa, receberão um Protocolo de Reconhecimento/ Selo de Cidade Amiga das Crianças, atribuído pela Comissão de Acompanhamento do Programa por um período de quatro anos (renovável).


Fase 4 – Acompanhamento e Avaliação – após assinatura do Protocolo de Reconhecimento, o Município deve enviar anualmente um Relatório Anual de Auto-Avaliação à CCP.


O que é o Mecanismo de Coordenação?
Trata-se de equipa multissectorial, constituída por entidades públicas e privadas, cuja atividade tenha impacto na vida das crianças e das suas famílias. O Mecanismo de Coordenação deve ser designado pelo Presidente da Câmara ou Vereador, que também o integra.


O Mecanismo de Coordenação é responsável por delinear, acompanhar e avaliar a implementação do Programa no município. No âmbito do PAL, o Mecanismo deve fomentar o envolvimento das entidades cuja intervenção é relevante para o documento, de acordo com a estratégia definida.

 

O que é o Plano de Ação Local?
Trata-se do documento que deve basear-se sempre nos 4 pilares estratégicos do Programa CAC (Visão Global da Criança; Participação; Estratégia baseada nos Direitos da Criança; Análise do Impacto).

 

O Plano de Ação Local (PAL) deve constituir-se por um conjunto de medidas e políticas integradas, que abranjam áreas com impacto na vida das crianças (saúde, educação, ambiente, desporto, transportes e mobilidade, planeamento e urbanismo, ação social, cultura e lazer).

 

Na elaboração do PAL, as opiniões e perspetivas das crianças têm de ser consideradas – participação das crianças.

 

file document Plano de Ação Local 2019-2022
file document Parecer | Reconhecimento de Cidade Amiga das Crianças

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