Teatro «Aurora», criação de Inês Melo

2024-04-24 21:00 - 22:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim das Rosas
2350-444 Torres Novas, Portugal

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) vai promover, no dia 24 de abril a partir das 21 horas, o espetáculo de teatro «Aurora», uma criação de Inês Melo. A entrada é livre.

Esta performance conta a experiência de tortura pela PIDE «a partir de testemunhos reais de presos políticos na ditadura com especial enfoque na história de Aurora Rodrigues. Uma estudante universitária presa a 3 de maio de 1973 e levada para a cadeia de Caxias onde, com perversos requintes, é submetida a longos períodos de tortura, às mãos dos inspetores e agentes da PIDE-DGS. Aurora esteve dezasseis dias e dezasseis noite consecutivos, numa cela do Reduto Sul, sem dormir. Foi ostensivamente torturada, humilhada, espancada, agredida e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial.»

Inês Melo, nasceu em Lisboa em 1989. Criada no Ribatejo, volta à sua terra natal, em 2007, para estudar arquitetura, mas pelas suas palavras é o teatro que lhe troca as voltas à vida. Começa por fazer formação na Escola de atores ACT e ao longo do seu trajeto, enquanto atriz, vai integrando diversos projetos de teatro académicos e profissionais. Mas, sendo uma apaixonada convicta pela liberdade, em 2022 criou o RAIAR – Laboratório Criativo onde desenvolve uma rede de investigação sobre a resistência no feminino do qual resultou Aurora a sua primeira criação a solo.

Para mais informações pode contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou do número 249 810 310.

Todas as datas

• 2024-04-24 21:00 - 22:00

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]