Exposição 50 LIVROS “a bem da nação” autorizados, cortados ou proibidos

2024-04-24 00:00 - 2024-10-04 00:00
Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes - Jardim das Rosas
Torres Novas, Portugal

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes promove uma mostra de livros de autores nacionais e estrangeiros dos mais diversos assuntos editados e publicados em Portugal, durante o Estado Novo.

A partir do próximo dia 24 de abril até 4 de outubro, no átrio da Biblioteca, estarão expostos exemplares, na sua maioria, primeiras edições autorizadas, com cortes ou que foram proibidas pela censura, que fazem parte do acervo documental municipal e que integram os espólios literários de ilustres torrejanos e acervos bibliográficos de associações, que se encontram à guarda da Biblioteca.

Os livros, agora disponibilizados ao público, estarão instruídos pelos relatórios redigidos pelos censores que permitirão dar a conhecer as razões porque foram censurados. Alguns destes relatórios são provenientes da Associação Cultural EPHEMERA Biblioteca Arquivo de José Pacheco Pereira.

Todas as datas

• De 2024-04-24 00:00 a 2024-10-04 00:00

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]