Requalificação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria

CEStaMaria m2

As instalações do Centro Escolar de Santa Maria serão alvo de obras de requalificação e ampliação, prosseguindo as intervenções de beneficiação no atual parque escolar municipal.

Encontrando-se o atual Centro Escolar de Santa Maria a funcionar em instalações degradadas e sobrelotadas, a solução apontada pelo município, em conjunto com a direcção do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, a coordenadora do Centro Escolar de Santa Maria e os representantes da Associação de Pais, e fruto de várias reuniões ocorridas, passa pela requalificação e ampliação das atuais instalações e do espaço envolvente.

No entanto, após um período de grandes investimentos em centros escolares por todo o concelho, em que se beneficiou de fundos comunitários que permitiram reconverter o parque escolar do 1º ciclo e educação pré-escolar conforme previsto na Carta Educativa, o cenário previsto no novo quadro comunitário, PORTUGAL 2020, é extremamente limitador no que respeita aos financiamentos disponíveis para que os municípios possam promover obras em centros escolares.

Perante uma dotação já negociada, em sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da CCDR Centro, no valor de 1.273.671,88€ para esta candidatura, a Câmara aprovou, por unanimidade, a proposta para requalificação e ampliação do atual Centro Escolar de Santa Maria. Sendo, no entanto, esta verba, disponível em fundos comunitários, manifestamente insuficiente para a concretização das obras necessárias, pelo que terá de haver um esforço financeiro significativo, por parte da autarquia, no sentido de se investir na resolução, com qualidade, das insuficiências do Centro Escolar de Santa Maria. O espaço para ampliação é suficiente e houve já conversações com os proprietários de um terreno na Rua das Chãs para que possam autorizar a abertura de uma nova rua que permitirá uma maior fluidez de trânsito no local. Este investimento contribuirá para uma melhoria das condições existentes no setor educacional municipal.

CEStaMaria1