Projeto "ComposTorres - A segunda vida dos biorresíduos"

Em que consiste o projeto “ComposTorres - A segunda vida dos biorresíduos”?

“ComposTorres - A segunda vida dos biorresíduos”, é um projeto de incentivo à compostagem, promovido pelo Município de Torres Novas.

O que é a compostagem?

De uma maneira muito simples, a compostagem é um processo biológico 100% natural, em que os microrganismos (bactérias e fungos), as minhocas, formigas e larvas, transformam a matéria orgânica num material fertilizante semelhante ao solo, a que se chama composto. Ao compostarmos, estamos a adoptar um comportamento que se realiza espontaneamente na natureza.

Como podemos contribuir para o sucesso deste projeto?

No nosso dia a dia, podemos juntar os desperdícios de vegetais e frutas crus sem tempero e/ou restos de jardim e colocar no compostor. Os serviços do município, acompanharão o processo, alternando com pequenos ramos e folhas secas. Adicionalmente, serão efetuadas medições de temperatura, humidade e controle da deposição de resíduos.

Depois é só deixar a Natureza seguir o seu curso.

Qual a importância da compostagem?

Com o processo de compostagem, para além de obtermos um fertilizante natural, rico em nutrientes, evitamos colocar os biorresíduos em aterros ou enviá-los para incineração. Assim, minimizamos a pegada ecológica destes produtos e contribuímos para um desenvolvimento mais sustentável.

Porque é que só existem dois compostores comunitários na cidade?

Os dois primeiros equipamentos são um investimento do Município, sendo alvo de uma experiência piloto. Brevemente e com valores provenientes de candidaturas, iremos alargar este projeto, nos aglomerados urbanos da cidade, sendo ainda estendidos às freguesias de Riachos e Meia Via (Botequim), com a distribuição de mais 8 compostores comunitários.

Quem pode aderir ao projecto?

Todos os residentes nas áreas de envolvência dos compostores comunitários. Basta manifestar o seu interesse enviando e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Posteriormente será contactado/a para assistir a uma sessão de esclarecimentos, onde os nossos técnicos irão disponibilizar um balde com capacidade de 7 litros para transportar os biorresíduos e um código de acesso ao compostor comunitário.

Se viver numa moradia unifamiliar e também pretender fazer parte deste projeto, o Município de Torres Novas disponibilizará um compostor doméstico, para recolher e valorizar os seus biorresíduos.

A adesão ao projeto tem custos?

Não, a adesão é totalmente gratuita.

Os meus dados pessoais estão protegidos com a adesão ao projecto?

Sim. Os seus dados pessoais são tratados para os fins estritamente necessários, no âmbito do projecto “ComposTorres- A segunda vida dos biorresíduos”, nomeadamente os relativos a nome, morada, contacto telefónico e endereço eletrónico, para que possamos cumprir as nossas obrigações em conformidade com as disposições legais e regulamentares.

Que resíduos posso colocar no compostor?

Deve colocar restos de alimentos crus como:

• Legumes e frutas crus, provenientes da preparação das refeições;
• Ramos e folhas;
• Restos de relva e erva;
• Cascas de ovos;

• Cinzas;
• Medicamentos;
• Excrementos;

Porque é que não se podem colocar alimentos cozinhados nestes compostores comunitários?

Para além de poderem criar maus odores, os restos de comida cozinhada devem ser evitados, pois podem atrair animais e provocar atrasos no processo.

Quanto tempo demora para obter composto?

O tempo de degradação da matéria orgânica varia, pois depende de diversos fatores. Se tudo for executado corretamente, num período de 6 a 12 meses, os resíduos orgânicos estarão transformados em composto.

Como será utilizado o composto?

O composto maturado será disponibilizado a todos os aderentes deste projecto, sendo também utilizado nos espaços verdes geridos pelo município, melhorando as suas propriedades físicas e químicas e a estrutura do seu solo.

Existem dias específicos para depositar os biorresíduos?

Não. Os biorresíduos podem ser colocados conforme disponibilidade de cada munícipe.

Posso colocar os restos das minhas plantas no compostor?

Tratam-se de resíduos orgânicos, biodegradáveis, pelo que folhas secas e outros desperdícios de plantas podem ser colocados. No entanto, sementes de origem incerta e qualquer parte (raiz, caule, folha ou flor) de plantas exóticas invasoras, não podem ser colocadas.

Posso colocar cápsulas de plástico de café?

Não pode colocar cápsulas de plástico ou alumínio, apenas borras de café.

sabia que

Com o seu cartão de leitor da Biblioteca tem acesso gratuito a mais de 7000 jornais e revistas no PressReader?

Saiba mais [+]