Abertura de concurso para requalificação da EN3

Na reunião de câmara de 30 de setembro foi aprovado o projeto de execução e a abertura de concurso para a empreitada de “Requalificação da EN3 - Troço entre a Rotunda do Nicho de Riachos/Limite do Concelho do Entroncamento”. O valor base foi fixado em 980.500 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e o prazo de execução proposto é de 270 dias.

A obra iniciar-se-á na rotunda de interseção com a EN 243 (Nicho de Riachos) e termina nas proximidades do limite com o concelho do Entroncamento, junto ao acesso a Casais Castelos, numa extensão de aproximadamente 2260 metros.

Os trabalhos a realizar são: beneficiação de todas as ligações, no que diz respeito à pavimentação, geometria e equipamentos de sinalização e segurança; alargamento da faixa de rodagem a partir das larguras de bermas disponíveis; criação de passeios e ciclovias laterais; revisão das condições de atravessamento de localidades e criação de melhores condições de circulação; desmatação, limpeza de terrenos envolventes e beneficiação de intersecções.

Esta empreitada irá ligar futuramente os concelhos de Torres Novas e Entroncamento a partir de ciclovia, no âmbito do “Sistema integrado de bicicletas para uso público do Médio Tejo” do Programa Operacional Regional do Centro, com o objetivo de promover deslocações diárias de bicicleta, proporcionar uma cidade amiga da bicicleta, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa (CO₂) e melhorar os conflitos relacionados com a circulação automóvel.

Com esta intervenção pretende-se valorizar e beneficiar, funcionalmente e ambientalmente, a EN3, através da sua requalificação, segurança e atratividade, enquanto via privilegiada de distribuição e circulação de trânsito no concelho de Torres Novas.