Voto de pesar | Falecimento de Helder Duque Alves

O executivo municipal aprovou, na reunião camarária de 13 de setembro, um voto de pesar pelo falecimento de Hélder Duque Alves. Natural de Lapas, nascido a 5 de janeiro de 1942, Helder Duque foi um homem muito dedicado à sua terra, foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Lapas, tendo feito de parte de várias coletividades e participado em inúmeras iniciativas cívicas na sua aldeia natal.

Era uma personalidade de referência na comunidade local, pela sua figura inspiradora na proximidade e ajuda ao próximo.

Passou pela fábrica de papel de Abílio Alexandre Inácio, pela Metalúrgica Nery e estabeleceu-se numa loja de tintas no Lamego. Ficou ligado à ACIS, à Escola Profissional, à Rádio Local, ao Clube Desportivo de Torres Novas, e ainda à banda e ao grupo desportivo Juventude de Lapas.

Exerceu a atividade de fotógrafo amador, resultante duma grande paixão pela fotografia, deixando um legado de milhares de registos documentais relevantes, com várias gerações de conterrâneos representadas em centenas de rostos fotografados, ao longo dos anos, em festas e convívios.