Conferência/Debate «Fora de Série» dedicada ao Desporto

O município de Torres Novas promove esta sexta-feira, dia 15 de abril, pelas 10 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a conferência/debate «Fora de Série» dedicada aos temas: alta competição, treino mental, limites da performance, erro, superação e limites de evolução, controle físico-emocional e ansiedade na performance.

Esta iniciativa resulta duma parceria estratégica entre a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes e o Conservatório de Música do Choral Phydellius e tem como público-alvo os alunos de ensino artístico especializado e de desporto ao nível do secundário.

Os oradores convidados são: Paulo Antunes, triatleta e treinador; Gonçalo Neves, triatleta e empresário; António Saiote, clarinetista e professor da ESMAE do Porto; João Branco, tenor no Coro Gulbenkian e maestro do Choral Phydellius e Bruno Pascoal, músico da Banda Sinfónica do Exército e formador.

Currículos dos desportistas:

Paulo Antunes iniciou a sua carreira como desportista na natação, tendo passado para o triatlo, onde foi campeão nacional por diversas vezes. Integrou o quadro técnico da Federação de Triatlo e fez parte do projeto olímpico para Sidney e Atenas. Enveredou depois pelo triatlo de longa distância, participando em várias provas do campeonato do mundo de Ironman, tendo vencido no seu grupo etário por duas vezes. É treinador de triatlo, formando atletas que já representaram a seleção nacional. Encontra-se atualmente a recuperar de uma lesão – pubalgia - derivada da participação no Ironman do Hawai.

Gonçalo Neves é treinador do Centro de Alto Rendimento de Lisboa e selecionador nacional de triatlo, tendo iniciado a sua carreira de desportista na Ginástica Artística e passado depois para a Canogem. Participou nas provas Ironman em Maastricht e na África do Sul e encontra-se a recuperar de uma fratura da clavícula, derivada de uma queda de bicicleta.